Sol, temperatura alta, praia lotada, muita gente bonita e altas ondas! Isso é a vibe da praia Brava, em um dia de verão durante o inverno! A previsão se confirmou, oferecendo ondas de 0,5 a 1m com ótima formação, proporcionando um show de surfe para os atletas maiores de 14 anos de idade, finalizando as categorias masculinas.

Me surpreendi positivamente com o evento. Eu não sou surfista, mas gosto de acompanhar campeonatos e programas de surfe. A gurizada ta vindo ai com um talento muito grande. Parabéns a todos os envolvidos, realmente o evento está top”,
comenta o Vereador Fabrício Marinho.

AS FINAIS DO SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÃO

Houve uma grande coincidência nas três grandes finais do dia. Os mesmo
atletas que ganharam na primeira etapa de São Francisco do Sul repetiram o feito e
ganharam na praia Brava também.

FINAL SUB14: Noah Machado (Piçarras/SC) foi o grande destaque da bateria, fazendo um grande somatório, deixando o chileno Noel de La Torre com a segunda colocação e os demais competidores na combinação: 3° Samuel Joquinha; 4° Takeshi Oyama.

FINAL SUB16: Luã Silveira (Joaquina/SC) liderou desde o início e garantiu a sua vitória, com Luiz Mendes na segunda colocação. Houve um empate técnico entre a terceira e quarta colocação, com o mesmo somatório 7,90. Conforme o critério de desempate (melhor onda) Murilo Brandt ficou em 3° e Kayan Medeiros em 4°.

FINAL SUB18: Hediéferson Junior (Itapoá/SC) mostrou que quer mesmo levar a premiação da Sibon Charters (que está oferecendo estadia embarcada nas Ilhas Mentawaii/Indonésia para o Campeão do Circuito) e garantiu mais uma vitória, deixando Swell Henrique em segundo lugar, Kayan Medeiros em terceiro e Luiz Mendes em quarto.

“Estou muito feliz, ganhei a primeira etapa na Prainha, agora consegui ganhar a segunda também. Estou mais perto de ser o Campeão do ranking da categoria Junior e conseguir essa grande premiação da Sibon Charters. Vamo que vamo no foco para as próximas etapas, para conseguir conquistar esse título”, fala o Campeão Hediéferson logo após a bateria. “Campeonato show! Altas ondinhas, altos público, altos dia, e eu sou muito grato à Oceano Surfwear e à Mini Kalzone por estarem proporcionando este campeonato pra galera”, finaliza o atleta.

FINAL LOCAL: Para integrar à competição os atletas locais, a Swell Eventos
abriu uma categoria para os surfistas indicados pela ASPI. O resultado foi 1° Yago
Ramos; 2° Ricardo Tavares; 3° João Coceiro; 4° Guilherme Guinter.

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Após um sábado com muitas exposições e educação ambiental oferecida pelo Projeto Keep The Ocean Blue, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e pela FAMAI (Fundação de Meio Ambiente de Itajaí), o foco no domingo se deu em uma ação de limpeza de praia realizada pela ONG EcoLocal Brasil, com o apoio da Keep The Ocean Blue.

O objetivo da ação é contribuir para a gestão de resíduos sólidos do evento, garantindo a reciclagem do que foi gerado pelo evento e recolhido durante a ação de limpeza de praia. Conforme Filipe, representante da ONG EcoLocal Brasil, “a praia Brava está de parabéns, achamos muito poucos resíduos durante a ação, com destaque para bitucas de cigarro e tampas de longnecks”.

Os resíduos serão encaminhados à empresa CarboBrasil responsável pelo processo de transformação destes resíduos em produtos sustentáveis, e pela produção dos troféus para a próxima etapa do Circuito, assim como foi feito nesta etapa. Os troféus desta etapa foram produzidos com os resíduos da etapa de São Francisco do Sul.

No domingo a UNIVALI também uniu-se ao evento, envolvendo o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira, por meio do Projeto de Extensão “Unidades de Conservação é Preciso” e Projeto Somos do Mar, parceiro do Laboratório. O Laboratório de Ciências Ambientais também estava presente.

O evento também apoiou a coleta de assinaturas em prol da preservação das belezas naturais e da dinâmica costeira da praia Brava, buscando a preservação das dunas frontais e da restinga, além de lutar contra a verticalização urbana, o que gera o sombreamento da beira da praia. A ação @salvebrava é encabeçada pela ACMBRAVA (Associação Comunitária de Moradores da Praia Brava), com o apoio da ASPI.

“Essa nova geração serão as pessoas que vamos precisar para um futuro bem
próximo, como bom surfista, como bom cidadão e como guardião da natureza. É muito
gratificante a gente receber um evento deste tipo dentro de Itajaí! Muito obrigado a
todos!”, afirma Juliano, Presidente da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí).

ATIVIDADE FÍSICA

A SURFITNESS seguiu oferecendo treinamentos inovadores para o público, inspirados no surfe. A SURFITNESS BOARD ficou disponível para realização de movimentos de aquecimento, alongamento, ativação muscular e técnicas do surfe.

A SURFITNESS BOARD é um equipamento para treinamento funcional, que consiste em uma plataforma instável em formato de prancha de surfe, permitindo a simulação de movimentos e técnicas do surfe.

PATROCÍNIOS
O Circuito é apresentado pela rede Mini Kalzone (grande incentivadora da alimentação saudável) e patrocinado pela Marca Oceano Surfwear, além da participação da Banana Wax, Sibon Charters, Kbral Autocenter e Pro-Ilha Surfboards.

Nesta etapa a Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da FMEL (Fundação Municipal
de Esporte e Lazer), é a grande parceira. Apoios locais: Vieira`s Hotel; Meister Willi
Padaria e Confeitaria; Bar do Hike Brava; Meu Copo Eco.

Realização: Swell Eventos. Supervisão: ASPI e FECASURF.

RESULTADOS

SUB14 MASCULINA
1° Noah Machado
2° Noel de La Torre
3° Samuel Joquinha
4° Takeshi Oyama.

SUB16 MASCULINA
Luã Silveira
Luiz Mendes
Murilo Brandt ficou
Kayan Medeiros

SUB18 MASCULINA
Hediéferson Junior
Swell Henrique
Kayan Medeiros
Luiz Mendes

LOCAL
1° Yago Ramos;
2° Ricardo Tavares;
3° João Coceiro
4° Guilherme Guinter.

Veja a galeria de fotos (Fotos: Marcio David)

Sem mais artigos