Campeonato reuniu 100 competidores em duas categorias, síndrome de down e autista

O surf liberta, transforma, alegra e inclui. Aglutina todas as tribos. Com esse espírito de interação, aconteceu a segunda edição do Down Surf Festival, no domingo, na praia da Atalaia, em Itajaí.

O Down Surf Festival, que teve a supervisão da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), contou com duas categorias: portadores de síndrome de down (70 vagas) e autistas (30 vagas).

O acompanhamento dos surfistas na água foi feito pelos professores das escolas de surf da região como a Surf no Pé, Surf Escola BC, Nalu Surf Club, Escola de Surf Amigos da Atalaia e Associação Onda Azul.

As inscrições foram gratuitas e feitas na hora do evento.

O Down Surf Festival nasceu após a ASPI participar de um evento para autistas em Balneário Camboriú, organizado pelo Tulio Ferri, que teve uma bateria especial para surfistas portadores da síndrome de down. “A alegria e a energia que aqueles atletas passaram durante a bateria serviram de inspiração para a ASPI realizar o primeiro evento no ano passado”, explicou o presidente da associação, Juliano Secco.

O Down Surf Festival lembra também o dia internacional da Síndrome de Down, que é celebrado no dia 21 de março. Este ano a organização do evento preparou um show especial com o cantor Cassiano Banasa e muitas outras atividades para diversão dos atletas e suas famílias. O Bar do Kao oferecerá toda a estrutura para as famílias que desejarem passar o dia na praia.

O Down Surf Festival tem o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí – FMEL, ASPI, Amor para Down, Reviver Associação Down, Associação Onda Azul, ALS Transportes, In Screen Comunicação Visual, Super Náutico, Nalu Surf Club, Beneduzzi & Lopes, Escola Surf no Pé, PG Surf Skate e Diversão, Cheff Ricardo, Blue House Produções, Santo Deus, Surf Escola BC, Ocean Drop, Escola de Surf Amigos da Atalaia, Meister Willy Panificadora e Bar do Kao.

Este ano o evento contou com a parceria de mídia do site SurfGuru. O site fará a transmissão ao vivo das baterias, através da SurfGuru TV. O programa Longarina, da Univali FM, também fará a cobertura.

Veja a galeria de fotos

Fotos Hildo Rocha Neto

Sem mais artigos